segunda-feira, janeiro 16, 2012

Que é feito do Cinema Italiano?

«O que aconteceu ao cinema italiano? Deslumbrou o mundo a partir dos meados dos anos 40 com a explosão do neorrealismo, configurando um novo modo de expressão cinematográfica que traumatizou toda uma geração. Os postulados neorrealistas influenciaram movimentos ou escolas que lhe foram posteriores, a exemplo do Cinema Novo, Free Cinema Inglês, e, mesmo, a Nouvelle Vague. A falência do cinema italiano é impressionante. Não se pode compará-lo ao americano, que não cabe comparação, mas separação, e excetuando-se o cinema feito nos bons tempos de Hollywood, a cinematografia italiana já foi, e de longe, a mais expressiva de toda a história do cinema. Onde se pode encontrar um cinema único, original, como o de Fellini? E a estética perfeccionista dos filmes-óperas viscontianos, o cinema de poesia pasoliniano, a anti-narrativa de Antonioni?

O capitalismo selvagem, que impõe um consumo desenfreado de forma imperativa através dos meios de comunicação de massa, após a queda do Muro de Berlim, é, talvez, o responsável pela perda cada vez mais crescente do humanismo de um modo geral e particularmente no cinema. E o cinema italiano se caracterizava justamente por este humanismo, principalmente no esplendor de seu neorrealismo. Não cabem mais, para mentes descrentes de um porvir mais humano, e condicionadas ao consumo, ao egoísmo, ao prazer imediatista, filmes que possam oferecer uma reflexão sobre o momento histórico, o homem e sua circunstância. Os filmes viraram montanhas russas, o homem desapareceu de sua paisagem, restando apenas títeres e marionetes que comandam a ação, o fio condutor da trama.»

Estes são apenas dois parágrafos (que se transcrevem com a devida vénia) de um interessante artigo publicado por André Setaro no seu blogue. Aconselha-se a sua leitura integral aqui.

3 comentários:

Elisabete Cardoso disse...

Será que a culpa é do Berlusconi? Agora a sério, é uma pena que uma fonte de cinema (Itália) tenha secado. Nem tudo era bom então, assim como hoje nem tudo é mau no cinema.

Darci Fonseca disse...

Rato, não tenho muita sintonia com o cinema norte-americano moderno, mas será que isso não acontece também lá e no mundo inteiro? Darci Fonseca - CINEWESTERNMANIA

André Setaro disse...

Gosto imensamente de seu blog.